quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Reunião Semanal

Olá, pessoal! Como sempre a reunião estava ótima e a integração dos membros do grupo é cada vez  maior. Começamos o trabalho com sugestões para escaparmos das "armadilhas" das festinhas de final de ano, sendo que as mais comentadas foram:
- Diminuir a quantidade da comida;
- Jantar antes e ir para a festa com o propósito de se divertir e encontrar os amigos;
- Evitar frituras;
- Não repetir;
- Mudar o foco sobre o encontro (muitas vezes a comida e a possibilidade de fugirmos da reeducação alimentar é o principal motivo para irmos às festas, mas devemos mudar o pensamento e irmos para o encontro com a finalidade de revermos pessoas queridas, conversarmos, dançarmos e nos divertirmos).
Depois, a nutricionista Milene nos alertou sobre os benefícios da ingestão de água, ressalvando que ela deve ser evitada nos períodos das refeições, bem como nos 30 minutos anteriores e posteriores, para impedir a dilatação do estômago.
Falamos, também, sobre a diferença entre os produtos Diet e Light, sendo o primeiro destinado a quem tenha a necessidade de retirar por completo um determinado ingrediente de sua alimentação e o segundo, para as pessoas que queiram reduzir a quantidade de calorias ingeridas.
A orientadora Rejane reafirmou os benefícios do exercício físico. Disse, ainda, que estamos "lapidando uma nova pessoa" e, por isso, devemos ir com calma, valorizando as nossas conquistas, por mais pequenas que sejam. Muito obrigada Rejane, contarmos com sua ajuda tem sido de grande importância!!!
Foi mencionado o preconceito que a pessoa acima do peso sofre, mas que isso não pode servir como um desestímulo, pois devemos buscar sempre a melhora da nossa qualidade de vida, sem nos importarmos com o padrão estabelecido pela sociedade moderna, que, aliás, está muito distorcido e distante da realidade. Queremos emagrecer para termos mais saúde, aproveitarmos mais as coisas oferecidas pela vida.
Essa nossa luta não é fácil, mas a união do grupo e a ajuda das orientadoras nos colocam de volta na caminhada. Precisamos de força e resistência.
Finalizamos o encontro com a estipulação de propósitos para a semana que vem, com a certeza de que faremos o nosso melhor e se, por acaso, deslizes forem cometidos devemos recomeçar... Afinal, "você pode, se acredita que pode" (William Douglas).

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Levante-se sempre ...

Pessoal, para mim, é sempre muito difícil seguir a reeducação alimentar no final de semana, pois as comemorações e os encontros entre amigos e família são acompanhados, geralmente, por muita comida. Mas, apesar dos deslizes, é necessário recomeçar sempre, pois o sucesso é alcançado pela persistência e pela determinação. Em face disso, transcrevo no blog o texto "Levante-se sempre" que recebi por e-mail do site http://www.diabetenet.com.br/:

"Levante-se sempre...
Todos tropeçam e caem, especialmente quando estão caminhando e buscando mudanças - seu caso. Todos se machucam e sangram, por fora ou por dentro, mesmo quando querem somente viver a vida plenamente - seu caso. Todos se sentem exaustos, um dia ou outro, e param a caminhada para descansar quando não conseguem dar nem mais um passo - seu caso.
Seu caso, meu caso e o caso de todos os que estão vivos. Ninguém disse que nossa aventura de viver seria fácil mas, apesar dos tropeços, quedas, dores, tristezas, ferimentos, solidão e exaustão, ainda assim você é mais forte. Mesmo quando derrubado, ou derrubada, você pode levantar e continuar.
Você é mais forte do que suas aparentes limitações e a prova disso é que sente quando algo está limitando sua vida. Se não fosse mais forte, nem notaria. Você é mais forte do que seus ferimentos, razão pela qual busca curar-se o mais rapidamente possível para voltar ao combate na vida, na família, na empresa, na escola ou onde quer que seja necessário o seu retorno. Você é mais forte do que a tristeza porque, no fundo, deseja que ela se vá para dar lugar à alegria e felicidade.
Você é bem mais forte.
Mais forte do que pensam os outros, por melhor que conheçam você. Mais forte do que pensa você, por mais que acredite conhecer-se. Mais forte do que qualquer um sobre a Terra possa achar que você é. Sua força não pode ser medida em aparelhos, não pode ser guardada nem vendida. Ela está ai dentro e só você pode usa-la, quando achar que deve, quando achar que pode, quando achar que vai.
Suas derrotas não são permanentes, como diz Marilyn vos Savant ao afirmar: “Ser derrubado é freqüentemente uma condição temporária. Desistir é o que a torna permanente.” E você não vai desistir, porque você é mais forte, e sempre será mais forte.
Mostre isso ao mundo hoje e se, por qualquer razão, você tropeçar e cair, lembre-se: você é mais forte. Respire fundo, levante-se e não desista. Desistir é o que torna toda derrota permanente. Levantar-se é o que torna toda derrota somente mais uma lição em direção ao seu imbatível sucesso."

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Reunião semanal

A reunião estava maravilhosa. Após cada integrante relatar como foi sua semana, percebemos que as dificuldades descritas por uma pessoa era a mesma experimentada por outra. Conversamos sobre a fase de "platô", ou seja, sobre a dificuldade de emagrecer após algum tempo cumprindo o determinado na reeducação alimentar. As orientadoras sugeriram a realização de um "recordatário", isto é, a anotação de tudo o comemos para verificarmos o que pode ser mudado. Abaixo está transcrito um artigo da nutricionista Roberta Stella, publicado no site Ciberdiet, muito esclarecedor.
A nossa querida orientadora física Rejane deu uma aula de dança e eu, que não sei dançar nada, mexi um pouco o corpo!!! Foi muito bom e a sensação de bem-estar que a dança proporcionou foi indescritível. Valeu a pena dançar, ajudou o corpo e a mente. Até a trilha sonora utilizada pela Rejane foi sensacional, começou com a música "Put Your Records On", de Corinne Bailey Rae, e terminou com "Amor para recomeçar", do Frejat.
Por fim, comemoramos o aniversário de 2 anos do grupo com uma deliciosa salada de frutas preparada com a colaboração de todas as integrantes. Parabéns a todas as orientadoras e integrantes do grupo que fizeram e fazem a diferença na vida de cada uma de nós. Muito obrigado.
Apesar da tempestade que estava acontecendo lá fora, dentro do nosso grupo brilhava o sol e a alegria de estarmos juntas nessa caminhada.
Grande abraço,
Nic.

"Supere o Efeito Platô
Peso estabilizado. Isso à primeira vista parece excelente, mas se está suando a camisa para esvaziar as células de gordura, isso é simplesmente desesperador e desestimulante.
Quem é que sente vitorioso em pesos absolutamente iguais durante semanas? Convenhamos, ninguém. Análises da alimentação são feitas e a disciplina de monge foi cumprida ponto a ponto. De quem é a culpa?
Nessa história não existe bandido nem mocinho. Simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta. A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô.
Eliminar peso resulta em mudanças na composição corporal. Uma é óbvia: redução da quantidade de gordura que está distribuída pelo corpo. A outra, muitas pessoas podem estranhar. Durante o emagrecimento ocorre a perda de massa magra ou músculo, mesmo que essa perda seja pequena.
A necessidade de energia que o organismo precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal, ou seja, com a quantidade de massa magra e de gordura. Assim, é normal que uma pessoa que esteja diminuindo de peso atinja um patamar onde a quantidade de energia consumida não forneça mais o déficit calórico (energia consumida menor que a energia necessária para a manutenção de peso).
Parece complicado isso? Em poucas palavras, pessoas que apresentam excesso de peso necessitam de uma maior quantidade de energia para que o peso fique estabilizado. Assim, se a mesma pessoa começa a eliminar peso, a necessidade de energia para manter também vai diminuindo até que ela chegue à quantidade de energia que está sendo consumida para emagrecer. Resultado: estabilização do peso.
Para fugir do efeito Platô, algumas mudanças devem ser feitas:
- Revisão do plano alimentar e diminuição da quantidade calórica,- Aumento da quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar,- Se já faz atividade física, converse com o professor de fitness. Talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas, - Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações,- Mantenha-se estimulado sempre,- Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela,- Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso,- Não se sinta culpado. Nunca.
É importante enfatizar que não é recomendado iniciar um plano de redução de peso com uma alimentação extremamente restritiva. Quem não pensa que para emagrecer é necessário uma alimentação contendo 1200 Kcal? Isso é muito comum de se ouvir. Mas não é verdade. Pessoas não são iguais e uma recomendação pode variar entre elas. A pior notícia é que com o tempo, a restrição deverá ser aumentada. E quem se sente estimulado a ingerir 1000 Kcal, 800 Kcal diárias? E, nutricionalmente, não é recomendado.
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)."
Site Ciberdiet: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030328_nut_efeitoplato.htm

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Criação do Blog

A criação desse blog surgiu em uma caminhada realizada no Grupo de Emagrecimento da Unidade Básica de Saúde HCPA - Santa Cecília diante da ideia de mantermos um contato virtual de força e motivação para alcançarmos o emagrecimento e, por consequência, a saúde necessária para a nossa qualidade de vida.
Esse blog vai ser construído com o apoio de todos do grupo e fortalecerá os laços de amizade e companheirismo vivenciados nas reuniões semanais.
Cada integrante, com sua característica especial, tem muito a contribuir, pois a troca de experiências realizada no grupo nos ajuda a superar as dificuldades e seguir em frente.
O Grupo de Emagrecimento, atualmente, é orientado pela Dra. Cristina Neumann, Dra. Rejane e Dra. Cintia. Mas não poderíamos deixar de lembrar da imensa ajuda dada pela Dra. Júlia, Dra. Letícia e pelas nutricionistas que participaram do grupo, contribuindo para que cada um de nós resgatasse a autoestima.
Assim, damos início a esse caminho virtual com uma frase de Clarice Lispector:
"Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade."
Força!