sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Reunião semanal

A reunião estava maravilhosa. Após cada integrante relatar como foi sua semana, percebemos que as dificuldades descritas por uma pessoa era a mesma experimentada por outra. Conversamos sobre a fase de "platô", ou seja, sobre a dificuldade de emagrecer após algum tempo cumprindo o determinado na reeducação alimentar. As orientadoras sugeriram a realização de um "recordatário", isto é, a anotação de tudo o comemos para verificarmos o que pode ser mudado. Abaixo está transcrito um artigo da nutricionista Roberta Stella, publicado no site Ciberdiet, muito esclarecedor.
A nossa querida orientadora física Rejane deu uma aula de dança e eu, que não sei dançar nada, mexi um pouco o corpo!!! Foi muito bom e a sensação de bem-estar que a dança proporcionou foi indescritível. Valeu a pena dançar, ajudou o corpo e a mente. Até a trilha sonora utilizada pela Rejane foi sensacional, começou com a música "Put Your Records On", de Corinne Bailey Rae, e terminou com "Amor para recomeçar", do Frejat.
Por fim, comemoramos o aniversário de 2 anos do grupo com uma deliciosa salada de frutas preparada com a colaboração de todas as integrantes. Parabéns a todas as orientadoras e integrantes do grupo que fizeram e fazem a diferença na vida de cada uma de nós. Muito obrigado.
Apesar da tempestade que estava acontecendo lá fora, dentro do nosso grupo brilhava o sol e a alegria de estarmos juntas nessa caminhada.
Grande abraço,
Nic.

"Supere o Efeito Platô
Peso estabilizado. Isso à primeira vista parece excelente, mas se está suando a camisa para esvaziar as células de gordura, isso é simplesmente desesperador e desestimulante.
Quem é que sente vitorioso em pesos absolutamente iguais durante semanas? Convenhamos, ninguém. Análises da alimentação são feitas e a disciplina de monge foi cumprida ponto a ponto. De quem é a culpa?
Nessa história não existe bandido nem mocinho. Simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta. A estabilização do peso após um período de tempo é chamada de efeito Platô.
Eliminar peso resulta em mudanças na composição corporal. Uma é óbvia: redução da quantidade de gordura que está distribuída pelo corpo. A outra, muitas pessoas podem estranhar. Durante o emagrecimento ocorre a perda de massa magra ou músculo, mesmo que essa perda seja pequena.
A necessidade de energia que o organismo precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal, ou seja, com a quantidade de massa magra e de gordura. Assim, é normal que uma pessoa que esteja diminuindo de peso atinja um patamar onde a quantidade de energia consumida não forneça mais o déficit calórico (energia consumida menor que a energia necessária para a manutenção de peso).
Parece complicado isso? Em poucas palavras, pessoas que apresentam excesso de peso necessitam de uma maior quantidade de energia para que o peso fique estabilizado. Assim, se a mesma pessoa começa a eliminar peso, a necessidade de energia para manter também vai diminuindo até que ela chegue à quantidade de energia que está sendo consumida para emagrecer. Resultado: estabilização do peso.
Para fugir do efeito Platô, algumas mudanças devem ser feitas:
- Revisão do plano alimentar e diminuição da quantidade calórica,- Aumento da quantidade de exercícios. Se nesse ponto ainda não começou a se exercitar, é um bom momento para começar,- Se já faz atividade física, converse com o professor de fitness. Talvez esteja na hora de mudar as séries de exercícios praticadas, - Tenha uma alimentação variada. Saboreie diferentes alimentos para que não sinta privações,- Mantenha-se estimulado sempre,- Não perca a determinação. A estabilização é normal e é possível sair dela,- Consulte sempre um nutricionista. Ele esclarecerá as suas dúvidas e mostrará o melhor caminho para voltar a eliminar peso,- Não se sinta culpado. Nunca.
É importante enfatizar que não é recomendado iniciar um plano de redução de peso com uma alimentação extremamente restritiva. Quem não pensa que para emagrecer é necessário uma alimentação contendo 1200 Kcal? Isso é muito comum de se ouvir. Mas não é verdade. Pessoas não são iguais e uma recomendação pode variar entre elas. A pior notícia é que com o tempo, a restrição deverá ser aumentada. E quem se sente estimulado a ingerir 1000 Kcal, 800 Kcal diárias? E, nutricionalmente, não é recomendado.
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)."
Site Ciberdiet: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/030328_nut_efeitoplato.htm

Nenhum comentário: